Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Loja
  • Envie seu texto
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Biografias Biografias Roger Bacon

Roger Bacon


1214 - 1292

bacon.jpgFoi um dos maiores sábios da época e estudou a Alquimia, realizando inclusive experimentos com  transmutação de metais. Nasceu em 1214 na Inglaterra. Estudou em Oxford e Montpelier. Foi  professor de Filosofia na Universidade de Paris. Em 1250 abandonou a cadeira para tornar-se monge  da Ordem de São Francisco de Assis.

Roger Bacon tencionava uma vida tranqüila, onde pudesse  contemplar o mundo e extrair-lhe a verdade, sem precisar decorar os Dogmas Aristotélicos.  Bacon trabalhou na correção do Calendário Juliano, aperfeiçoou instrumentos de óptica e aproximou-se  bastante dos princípios que permitiram a confecção de óculos e telescópios (construídos séculos  mais tarde). Fabricou pólvora mas ocultou a fórmula pois temia que esta perigosa invenção caísse em  mãos de homens inescrupulosos. Com sua mente iluminada, anteviu várias invenções modernas, tais  como telescópios, microscópios, aviões, entre outras.

Foi no seio da ordem onde procurava recolhimento que caiu em desgraça. Os Franciscanos não  toleraram os freqüentes questionamentos do frade e suas experiências e após uma série de  advertências, resolveram encarcerá-lo na prisão.

No entanto ele gozava da simpatia do Papa Clemente  IV, que ordenou sua soltura. Porém em 1282, após a morte de Clemente IV, seus escritos foram  condenados e ele novamente preso. Bacon permaneceu preso por dez anos, sendo solto, cansado e  desgostoso, morreu dois anos depois, em 1294. Entretanto, sua vida no cárcere foi rica em reflexões.  Escreveu várias obras, entre as quais figura como grande trabalho de sua vida o livro Opus Majus,  manuscrito de caráter enciclopédico que ficou perdido por cerca de 450 anos (foi encontrado e  publicado em 1733).

Sua obra alquímica foi reunida no século XVII com o nome Tesouro Químico de  Roger Bacon e era composta dos seguintes livos: Alquimia Maior, O Espelho da Alquimia, Sobre o  Leão Verde, Breviário do dom de Deus, Os Segredos dos Segredos, além de outras anotações.

Roger Bacon morreu em 1292, possivelmente em Oxford