Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Loja
  • Envie seu texto
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Psico Textos de Psicologia Bizarra Chá de Cogumelos

Chá de Cogumelos


cubensesCogumelos são sem dúvida o mais antigo agente psicodélico que a humanidade conhece. Dos sacerdotes hindus aos jovens de Amsterdam, foram usados por diversos povos ao redor do mundo para fins culturais, religiosos e recreativos.

A cultura asteca os chamava de "Teonanacatyl", literalmente "carne dos deuses". Segundo eles pelo consumo dos cogumelos é possível se unir a realidade divina e comungar com os deuses. Alguns antropólogos defendem que as primeiras idéias religosas surgiram do consumo destes fungos pelos povos antigos. Outros vão mais além e postulam que o ser humano ou a 'mente humana', para sermos mais exatos, surgiu quando um macaco d'agua consumiu o cogumelo certo pela primeira vez.

Dentre as centenas de tipos de "cogumelos mágicos" destacam-se os da família 'Psilocybe' pela amplitude de sua presença geográfica e por serem relativamente menos perigosos que outros espécimes mais tóxicos. Nesta família, destacam-se o Psilocybe baeocystis, Psilocybe pelliculosa, Psilocybe semilanceata, Psilocybe strictipes e Psilocybe cuabescens, sendo este último o mais popular.

A Criminalidade do Êxtase

No Brasil a  Psilocina, sunstância ativa do Psilocybe cubensis é controlada, mas cogumelo em si não consta na lista de plantas proibidas. Em outras palavras, a posse, comercialização ou armazenamento de Psilocibina ou Psilocina em sua forma pura  é crime, mas o porte e o cultivo dos cogumelos não são. 

Identificando o Cogumelo

Para os interessados em consumir o cogumelo psicodélido é essencial uma correta identificação do mesmo. Existem muitas espécimes perigosas e letais. A coloração do Psilocybe cubensis varia entre o marrom claro e o bege avermelhado. O chapéu é horizontal e com algumas ondulações e sua parte interna é preta. O caule possuí uma tira igualmente preta que solta nas mãos. Ele pode ser encontrado entre moitas pequenas e próximos a raiz de árvores ou em montes de esterco. O melhor dia para caçar cogumelos são os de calor e sol que tenham precedido dias de chuva. 

Entretanto mesmo com estes detalhes é muito fácil se confundir caso você não tenha nenhuma experiência. Especialmente com os cogumelos da família Panaeolus são bastante semelhantes e enganam facilmente os olhos não treinados. Nestes casos o cultivo caseiro de esporos autênticos é a melhor solução, especialmente no contexto urbano onde é dificil encontrá-los ao ar livre.


Como fazer o chá de cogumelos

Uma vez com os cogumelos, não existem segredos para fazer o chá:

  • Lave os cogumelos colhidos para retirar a sujeira e eventual esterco remanescente.
  • Esmague-os cerca de 50 cogumelos (ver na seção seguinte qual a quantidade indicada).
  • Acrescente 1 copo de água para cada 5 gramas de cogumelos
  • Deixe ferver por 5 a 10 minutos, até que o princípio ativo de aspecto negro abaixo do chapéu se solte.
  • Separe a água da mistura. Esta é a primeira dose.
  • Acrescente mais agua a infusão e espere mais 5 minutos.
  • Separe a água.
  • Beba a primeira dose seguida da segunda.

Algumas pessoas misturam o chá com alguma outra bebida, em geral vinho ou iogurte. Seja como for o gosto é invariavelmente  nauseabundo é muito difícil de disfarçar. São comuns reflexos de vômito nos primeiros goles.

Experimentação

cogumeloÉ recomendado que as primeiras experiências sejam de pequenas doses com pouco mais de 40 cogumelos por litro. Conforme você conhecer como seu corpo se comporta pode passar para um número maior. Não é recomendado contudo o consumo de mais de 60 cogumelos por vez. Por segurança. Evite o consumo em locais públicos e esteja acompanhado de uma pessoa que não consumirá o chá para que ela tome conta de você como seu "anjo da guarda"

As experiências duram cerca de cinco horas e sua intensidade variam conforme a dosagem em cinco níveis. Estes níveis são discriminados da seguinte forma segundo tradução de L'Espirit Libre disponível em www.cogumelosmagicos.org:

Nível 1 : Este nível causa suave sensação de "peso"(como petrificação), com algum aumento da capacidade visual( ex: cores mais brilhantes, etc). Pequena alteração na memória. A comunicação entre o lado esquerdo e direito do cérebro muda, fazendo com que sons pareçam "vastos".

Nível 2: Cores brilhando e algum efeito visual(ex: coisas começam a se mover e respirar), padrões diversos de imagens tornam-se claros fechando-se os olhos. Pensamentos confusos ou lembranças. Alteração da memória causando pensamentos distrativos ou perturbadores. Grande aumento da criatividade, o filtro natural do cérebro é rompido.

Nível 3: Visuais bastante nítidos, tudo parece curvado e/ou deformado e caleidoscópios são vistos em paredes, faces, etc. Algumas suaves alucinações como rios flutuando em madeira esfacelada ou superfícies madre-pérola. As alucinações de olhos fechados são em 3d. Confusão dos sentidos(ex: ver sons como se fossem cores, etc). Distorção da noção de tempo e "momentos de eternidade".

Nível 4: Fortes alucinações, como objetos metamorfoseando em outros. Destruição ou partilha do ego. As coisas começam a conversar com você ou você acredita estar tendo sensações e sentimentos contraditórios simultaneamente. Alguma perda do contato com a realidade cotidiana. O tempo parece sem sentido. Acontecem experiências fora do corpo e fenômenos do tipo "e.s.p". Mistura dos sentidos.

Nível 5: Total perda da conexão visual com a realidade. Os sentidos deixam totalmente de funcionar da forma cotidiana. Perda total do ego. Fundir-se com o espaço, outros objetos ou com o Universo. A perda de contato com a realidade é tão alta neste nível que desafia explicações. Os níveis anteriores são relativamente fáceis de explicar em termos de medição das mudanças provocadas na percepção e nos pensamentos. Este nível(5) é diferente, as coisas como elas são cotidianamente deixam de existir totalmente! Iluminação 'Satori'(e outras coisas do tipo).

Após a experiência procure induzir o vômito para eliminar as toxinas. Coma alguma coisa e relaxe. 

Conclusão

O chá de cogumelo convida para uma viagem retrospectiva, se você não está bem psicologicamente isso pode resultar em uma experiência bastante desagradável. São as chamadas "viagens ruins". Neste caso tente induzir o vômito para que o efeito passe mais rapidamente. O papel confortador do anjo da guarda é essencial neste momento para acalmar a pessoa e assegurar para ela que está tudo bem.

As informações contidas neste artigo não bastam para você sair experimentando nada. Se esta é sua idéia, pesquise muito antes de se aventurar no que não conhece. Especialmente o Psilocybe cubensis não deve ser usado como uma fuga da realidade, pois ele vai ter o efeito oposto. Vai deixar a realidade muito mais clara para você de uma maneira que não pode ser ignorada. Caso você não seja uma pessoa bem resolvida pode acabar não gostando do que vai ver.